Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2008

Perguntas e Respostas...

1. Os alunos portugueses enquadram-se nesta realidade de miúdos com impressionantes competências tecnológicas (uso de live chats, blogs, emails e criação de recursos digitais) e capazes de realizar multi-tarefas ao mesmo tempo (multi-tasking)?

 
A tecnologia é uma realidade actual muito falada e utilizada quer seja em Portugal como no Mundo. Assim, com o avanço da ciência, a tecnologia foi obrigada a acompanhar esse mesmo avanço também. Por isso, penso que sim, os alunos portugueses estão aptos a integrar nesta realidade.
Ana Costa
 
  
Sim, pois muitos portugueses são fascinados na Internet, e todos eles têm interesse em saber mais e mais. Têm a necessidade de por as suas ideias em prática e para isso criam cada vez mais blogues, chats...
Ana Miguel
 
 
 Eu acho que sim e acho que fazem bem. Mas não se devem deixar viciar, porque as tecnologias são muito boas, muito interessantes, muito «fixes», mas há outras coisas para além disso. Eu não estou sempre no computador ou a ver tv, a outra maior parte do meu tempo, passo a ler (eu adoro ler) e, às vezes, também estudo [pelos livros e cadernos, não pela Internet]...
Susana Brito
 
  
 
2. Estão os professores portugueses preocupados em adaptar-se a esta nova realidade, dominada pelo uso e o domínio de conteúdos digitais como forma de expressão?
 
 Sim, porque também querem estar em pé de igualdade com os seus alunos.
Silvia Santos
 
 
 Sim, os professores estão cada vez mais interessados em informática, mas por vezes só complicam.
Hélder Carvalho
 
  
Sim, de certa forma a nova plataforma "moodle" veio ajudar a implementar as novas tecnologias nas escolas portuguesas. Já existem alguns professores na escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo que, em vez de fazer os velhinhos testes em papel, adoptaram os famosos quizzes.
André Delgado
 
 
 
3. Serão os conteúdos digitais uma mais valia para o processo ensino-aprendizagem? De que forma?
 
Penso que a informática é um factor muito importante para o desenvolvimento do ensino português porque hoje em dia um computador é indispensável na vida de um estudante e de um professor.
Os conteúdos digitais são uma mais valia para o processo ensino-aprendizagem pois muitos jovens utilizam os computadores para pesquisa e elaboração de trabalhos escolares. E também porque os professores utilizam a Net para ensinar os seus alunos e, muitas vezes, para preparar as suas aulas.
Ana Carrêlo
 
 

 

Não, existem muito poucos alunos com essas capacidades, mas existem outros que revelam algum interesse nesta área. Este facto poderá estar relacionado pela falta de divulgação de técnicas, como também pela falta de material nas escolas, já que alguns alunos não têm capacidades de ter Internet em casa. Podemos afirmar isto, pois grande parte dos alunos não aderiu ao Moodle, e se o fizeram foi apenas porque os professores colocaram material importante lá e isso os obrigou a aderirem. Mas esta realidade poderia mudar se o governo apostasse em equipar as escolas com computadores, talvez, pudesse haver mais jovens a aderir á tecnologia, já que será o nosso futuro.
Serenela Nunes

 

publicado por inês às 14:34
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Jaque a 10 de Abril de 2009 às 14:54
Adorei o post. Tirou muitas duvidas
Visita ai: www.sempremaisestetica.com.br (sempre mais estetica)
Centro de beleza. Super legal o site.
Desenvolvido pela Namp: www.namp.com.br. Vlw.


Comentar post

.About us...

We're seventeen students of 9th grade from the school EB 2/3 Manuel de Figueiredo, in Torres Novas (Portugal).

.What we've written...

. Perguntas e Respostas...

. They are everywhere!

. Nós e a Internet...

. Be safe!

.Archive

. Janeiro 2008

.Links